DESONRA

desonraA desonra é a forma como os indivíduos malignos recompensam aqueles que lhes fizeram o bem.

Há muitos anos atrás, eu tive uma fase na vida, que por direção de Deus fui incumbido de uma missão muito árdua. Concluí essa tarefa com sucesso, mas ao invés de reconhecimento, por questões de interesses escusos, fui desonrado, mesmo com as provas cabais do êxito. Fiquei muito fulo da vida!

Me recolhi durantes meses na minha igreja e no meu gabinete. A clausura foi fundamental para que as feridas não se transformassem num “câncer” incurável. Foi ali, no meu lugar secreto que Aquele que me incumbiu de fazer a obra me recompensou.

Depois de meses de silêncio, sem ouvir nada e dizer nada sobre aquele assunto, Deus me falou que iria me honrar. A sua Palavra foi como um anestésico para a minha dor, uma cura para a minha desonra, e a libertação da minha vergonha.

Não há mais desumano e perverso do que jogarem descaradamente lama repugnante no nosso maior patrimônio, que é o nosso nome.

Depois de um tempo, as coisas boas começaram a acontecer. O milagre que só Deus pode fazer, que é limpar o nosso nome, foi acionado de maneira linda, então percebi que Deus sempre cuida daqueles a quem ama.

Sabe, Deus é excelente em fazer uma faxina naquilo que os serviçais do inferno sujam.

Deus, em sua Palavra diz assim:

Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.”

Isaías 61:7

Então, diante do ato espúrio da desonra, Deus cria o processo de reparação de danos, e funciona assim: para a desonra, dupla honra. Quando começamos a ser honrados pelas pessoas, é a primeira honra providenciada por Deus, entrando em ação.

Imagine então, quando Deus começar a fase da segunda honra; porque é preciso uma outra honra depois da primeira, para que seja dupla.

A desonra acontece como um atentado terrorista, que explore tudo. O terrorista se orgulha em destruir com sorrisos aquilo que levamos anos para construir, e que consumiu, não apenas o nosso esforço e suor, mas muito amor e lágrimas.

O “terrorista” se alegra com a destruição e a morte, e não se importa em matar os nossos filhos e cônjuges, além das pessoas que estão próximas e nos são queridas, pra eles é apenas um efeito colateral.

Mas quando Deus começa agir trazendo a honra, Ele vai limpando os estragos, retirando os estilhaços, os entulhos, varrendo e catando os cacos, pra jogar tudo na lixeira do esquecimento. Deus tira de vista aquilo que um dia foi ruína, para ser apenas parte de uma história no teatro da nossa vida.

Leva algum tempo tirar de cena a lambança causada pela explosão que danificou o nosso orgulho, dignidade e valores que esposamos. Não é num estalar de dedos que os traumas na memória e na honra são curados em definitivo, mas tempo onde o consolo do Espírito Santo faz findar o período de hibernação, quando o sentimento de injustiça é substituído por aquele novo que Deus plantou em nossa alma, fazendo-nos sentir frutíferos e realizados.

A honra trazida por Deus envolve consolo, amor, força e construção solidária.

O seu amor convoca pessoas íntegras para se doarem e fazerem parte do mutirão restaurador de nossas vidas, e de onde não esperamos, surgem pessoas, anjos humanizados, que se agregam para serem solidárias a aquilo que Deus decidiu reconstruir.

E eu aprendo, que a reconstrução daquilo que foi delapidado pelos terroristas, servos da malignidade, nunca se dá nos mesmo moldes, pois o que Deus decidiu reconstruir é mais sólido, moderno e muito mais belo que o anterior.

A maior derrota desses “terroristas” é ver que aquilo que eles tentaram aniquilar, foi reconstruído pelo amor e pela misericórdia de Deus, para ser infinitamente melhor do que antes.

Anúncios

4 thoughts on “DESONRA

  1. Pastor estou nesse processo , meu coração acelerou , fiquei mal , tonta , amoleceu todo meu corpo, pq sinto na pele, no corpo físico , emocional na alma o que fizeram com sua vida é o que fizeram comigo , e só pode ajudar ao seu irão quem já passei por esse vale ! Então, Deus esta lhe usando extremamente para falar comigo !! Quero voltar a sorrir novamente , quero meu nome , poder ver meus filhos na igreja novamente …………….

  2. Fico chocada qdo tomo conhecimento no ,diz respeito a cada um de vcs. Meu coração, fica doido, amargurado. Conheço vc meu irmão… Tomo as dores e sofro por toda essa situação.
    Eu , mais que qualquer outra pessoa, conheço seu caráter . Tenho certeza ,que o tempo não apagou. Vc é guerreiro, lutador, honesto.Imagino… imagino sua dor.
    Agora vamos que vamos…Deus está juntinho, coladinho em vc. Te amo e se for preciso ,tomo as suas dores sim! Vc é guerreiro,lutador, sonhador ,pai, marido, avó, filho e irmão com um ótimo coração. FÉ… Somos filhos do SR. José Gomes de Souza não se esqueça. Te amoooooooooo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s