DEUS DOS MONTES?

Como é fácil adotarem a idolatria e terem uma excelente desculpa para dizer que o que é de fato não é. Dificilmente você verá alguém afirmando que é idólatra.

Deus dos montes e dos valesQuando falamos sobre idolatria imaginamos a imagem de alguém, mas a idolatria é mais do que fazer uma moldagem de algo, é fazer de algo uma imagem do divino. Então quando as pessoas, mesmo de boa fé, fazem de um monte um lugar da divindade, e endeusam aquele lugar como se fosse habitação de Deus, erram e cometem o pecado de idolatrar aquilo que é material como se fosse espiritual.

Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não as adorarás, nem lhes darás culto” – Dt 5:8,9.

Penso que cada um deve orar onde se sente bem – sem cultuar esse lugar – mas também sei que se colocarmos o nosso coração em um determinado lugar, estaremos construindo um tabernáculo onde pretendemos emoldurar o deus que criamos segundo os intentos do nosso coração, e ignoramos a Onipresença de Deus e a instrução de Jesus Cristo:

Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” – Mt 6:6.

Se é no monte que a sua oração funciona, não deixe de ir. Se um dia você não puder lá estar, quem sabe Jesus te visitará em casa?

Se é no monte que a sua fé entra em ação, fique por lá. Quem sabe um dia você consiga olhar O que está acima dos montes.

Se o monte revela a santidade de Deus pra você, firme-se nele, porque a intimidade com Deus é apenas para os amigos íntimos.

Se é no monte que a sua autoestima espiritual se eleva, construa ali um santuário, enquanto outros já são o próprio templo de Deus.

Se é no monte que você se sente uma pessoa melhor, quem sabe, um dia o evangelho pode matar a sua velha criatura para nascer uma nova.

Fique no monte se ele é muito importante pra você, pelo menos enquanto você não descobre o Deus dos montes e dos vales.

Se Deus se manifestasse no monte de forma diferente dos outros lugares, Ele infringiria a sua Onipresença.

Se a presença de Jesus Cristo for mais forte no monte, do que em qualquer outro lugar onde estiverem dois ou três reunidos, em seu Nome, Ele é mentiroso.

Quanto a mim, prefiro ser o “monte” onde o Espírito Santo habita, e não apenas um lugar onde Ele visita de vez em quando. Preciso buscar a Deus, seja nos momentos dos “montes ou dos vales” que a vida me obriga a passar. Quero poder orar em qualquer lugar, levantando as minhas mãos, me rendendo completamente a aquele que me libertou e salvou: Jesus Cristo.

Prefiro me despir, me esvaziar num lugar secreto, onde converso intimamente com Deus, a me expor publicamente, batendo no peito, rodopiando, rolando, ou exibindo a minha “espiritualidade”, que serve para declarar o quanto sou humilde, santo, e repleto de Deus. Preciso mortificar o marketing tendencioso que faço do “poder” de Deus em mim.

Prefiro que vejam Deus em mim sem que eu diga nada, a fazer propaganda do quanto estou “repleto” de Deus.

Ainda prefiro o templo, a congregação dos santos, a Casa de Oração, a Porta dos Céus, a um lugar místico para dar vazão ao meu sincretismo religioso, as minhas questões emocionais mal resolvidas, e a minha distorcida fé em Deus, na tentativa de provar a mim mesmo e aos que me veem, que faço de uma ação, um marketing da minha falsa comunhão com o Divino: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR” – Sl 122:1.

One thought on “DEUS DOS MONTES?

  1. Não entendo como um artigo desse naipe não tem um comentário até agora! Gente, não tem exageros nem fantasias aqui. Meu pastor mais uma vez deixa um artigo brilhante de uma reflexão sincera sobre a observação que se faz a respeito de uma questão que faz muitos que se dizem crentes verdadeiros idólatras. Deus abençoe o pastor Josué Gomes!

Deixe uma Resposta

