INVEJOSO FILHO DO “CÃO”

inveja-022O invejoso está presente na vida de todas as pessoas. Uma câmera captura imagens, mas o olhar do invejoso captura o sucesso alheio.

O invejoso é um ladrão em potencial, porém, frustrado, porque não consegue roubar o sucesso alheio, objeto único da sua insaciável e obstinada vontade de ser igual e ter e o que outro tem.

A inveja é um diploma de incompetência ganho por quem fracassa em “SER” e “TER”. É por isso que o invejoso persegue, critica, odeia e vive em função de quem “É” e quem “TEM” o objeto do seu desejo.

A inveja é apenas uma demonstração de um grande recalque, sentimentos e desejos que o indivíduo não quer admitir e que, todavia, continuam a fazer parte de sua vida psíquica, podendo dar origem a graves distúrbios.

O invejoso não tem vida própria, é uma espécie de parasita que sobrevive das realizações alheias que geram um sentimento de posse daquilo que não lhe pertence, e como não pode tomá-la, copia, sem deixar de depreciar na vida do outro aquilo que ele mesmo considera fundamental. É um desvio de caráter que se transforma em distúrbios psíquicos.

O invejoso é um estúpido que gasta a sua energia tentando ser igual ou melhor do que aquele a quem ele inveja.

Ele não é ele mesmo, não vive a própria vida, com isso, ele não constrói uma história, torna-se apenas uma “estrutura esqueletual” sem ninguém morando do lado de dentro.

Tudo aquilo que o invejoso faz é em função dos outros e quanto mais ele vê e conhece as realizações alheias, mais perturbado fica, e sua mente deturpada o obriga a possuir algo semelhante, que se equipare a aquilo que ele viu, se não consegue, fica “doente”, então as suas presas venenosas crescem e começam a destilar o veneno maligno que tem como único propósito macular a vida daquele em quem ele viu o sucesso.

O maior e mais duro sofrimento infringido a um invejoso, é o sucesso alheio.

O invejoso vive em função de alguém, é o único modo de vida que conhece. O seu foco na vida é roubar identidade, afinal, precisa de uma, porque não a tem. Ele é um verme anelídeo da classe dos hirudíneos, ou seja, uma sanguessuga.

É verdade, o invejoso não deseja apenas a conquista, o status e a fama, ele de fato quer ser o que a outra pessoa é.

É um tanto paradoxo, mas, no fundo ele idolatra aquela pessoa, e porque não pode ser o que ela é, desenvolve um ódio mortal, e tenta recriar na própria vida aquilo que o outro conquistou, Porém, nunca será saciado, porque o que ele deseja de fato é ser aquela pessoa. Isso é complicado?

O invejoso é um doente mental, sempre vai tentar recriar e se equiparar a quem tem sucesso. Isso é um círculo vicioso e interminável. Não importa a distância e muito menos as ações que empreendemos para afugentá-los, ele estará em algum lugar, nas sombras, observando e alimentando a sua mente cruel com as nossas conquistas, projetando os seus próximos passos.

O olhar invejoso enxerga no outro a própria imagem, uma espécie de espelho.

A virtude alheia é uma fonte de sofrimento para o invejoso. Toda conquista daquele que ele inveja o obriga a novas ações, é um verdadeiro tormento, que o obriga a correr atrás na nova empreitada. Aquela voz no seu interior não cessa de dizer que ele não pode ficar pra trás, não pode deixar que a distância entre ele e sua “cópia no espelho” aumente, porque não suportará ser um medíocre, quando na sua distorcida avaliação, se compara a aquele a quem idolatra e odeia.

Ele precisa ser idêntico à imagem projetada no “espelho” da sua mente.

O invejoso não dá crédito a ninguém. Jamais confessa que foi ajudado, e toda ajuda recebida foi por mérito pessoal, nunca por bondade alheia. É um filho sem pais, nasceu por obra e graça de si mesmo.

Faça um teste, avalie que tipo de sentimento você tem quando alguém que você “persegue” tem sucesso em alguma área da vida. Antes de criticar quem você idolatra e detesta, experimente publicar alguma virtude que essa pessoa tem. Você tem tudo pra fazer uma grande descoberta.

Aquele a quem criticamos tem virtudes, porém nos fazemos de cego por não querer enxergá-las.

6 thoughts on “INVEJOSO FILHO DO “CÃO”

  1. Nossa!Eu também estou sendo aborrecida por uma pessoa invejosa e o pior que ela é minha irmã em Cristo.Eu não entendo como uma pessoa evangélica conhecedora da palavra de Deus fica me invejando tanto.Essa pessoa cobiça as minhas coisas e tudo o que ela tem cobiçado da minha casa acaba se quebrando.Tento afasta-la da minha casa sem magoa-la mas ela sempre da um jeitinho de de se intrometer na minha vida.

  2. Senhora Simone, ouça as palavras do Pastor Josué e procure orientação profissional. As vezes é preciso mostrar os limites para quem não tem!

  3. Eu estou passando isso em minha vida !! não sei mais o que fazer , estou passando muito mau a esposa do meu primo quer ter minha vida !! me atormenta eu me sinto monitorada a todo momento , ela não me esquece quer tudo aquilo que eu conquisto !! ela me faz muito mau joga piadas , fala mau de minha pessoa para outras em fim tudo que puder fazer para eu ficar mau vista e ela bem vista ela faz , se importa com tudo de minha vida , não vive a dela não sei mais o que faço e o pior de tudo eu fico me sentindo mau a todo momento parece que ela suga minhas forças e tira todo meu animo !!

    1. Prezada Simone.
      Não se pode brincar com isso, pois esse tipo de comportamento pode tomar proporções escabrosas.
      Talvez seja o momento de pensar em um advogado para tomar medidas preventivas e de segurança pessoal.
      Pense nisso.

  4. Toda doença tem cura quando se reconhece estar doente. O problema nesta tese é que o doente nunca percebe que está doente porque não enxerga a si mesmo. Só Deus na causa, uma difícil empreitada auto-destrutiva. Até aí tudo bem, o maior problema é quando a vítima não percebe que é um alvo!

  5. concordo plenamente….o invejoso é um baita de um casca grossa,que não tem visão e capacidade…..vive de querer roubar os sonhos e o sucesso alheio,emfim ser o que não é.!!

Deixe uma Resposta

