SABEDORIA PARA VENCER AS CRISES

 As crises são privilégios de todos os indivíduos indistintamente, e se você nunca passou por uma, prepare-se porque o seu dia vai chegar.

 A crise é uma alteração para pior no curso da vida, é uma manifestação aguda de uma perturbação física, moral ou espiritual. É um período difícil na vida de uma pessoa ou de uma sociedade de cuja solução depende da volta a um estado de normalidade.

As crises podem causar resultados muito negativos, tais como uma carga excessiva de preocupações, abatimento, prostração, perturbação, diminuição acentuada da produtividade, danos psicológicos, físicos, espirituais e emocionais e pode revelar o que há de pior em nós.

Porém, há o outro lado da moeda, as crises podem causar resultados positivos, por incrível que pareça, porque obriga-nos a olhar para dentro de nós mesmos, fazem com que reavaliemos os nossos conceitos, reafirmam os nossos valores, fortalecem o nosso caráter, nos faz perceber como é a nossa estrutura psicológica, física, espiritual e emocional, e podem revelar o que há de melhor em nós.

A sabedoria é um poder essencial para qualquer indivíduo vencer as crises. Não podemos jamais confundir conhecimento com sabedoria, porque nem todo indivíduo inteligente é sábio.

“Com o conhecimento ganhamos pra viver, mas, só com a sabedoria é que construímos uma vida.”

Entendo que sabedoria é a arte de tornar a vida o mais agradável e feliz possível, e para que isso seja viável, precisamos não apenas superar as crises, mas, tirarmos de cada uma importantes lições que nos habilitarão para os desafios futuros. Devemos ser humildes para evitar o orgulho, mas, voarmos alto para alcançarmos a sabedoria.

Há algumas definições de pessoas que são referenciais e que compartilham as suas experiências para quem quer ser sábio, são lições insofismáveis:

A sabedoria começa na reflexão” – Sócrates.

Para alcançar conhecimento, adicione coisas todo dia. Para alcançar sabedoria, elimine coisas todo dia” – Lao Tsé.

Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar” – Marilyn vos Savant.

A sabedoria é a parte suprema da felicidade” – Sófocles.

Terminar o momento, encontrar o final da jornada em cada passo do caminho, viver o maior número de boas horas, é sabedoria” – Ralph Waldo Emerson.

Todo homem é um tolo por pelo menos 5 minutos todos os dias; a sabedoria consiste em não exceder este limite” – Elbert Hubbard.

Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento” – Salomão.

A crise traz abatimento e angústia, revelando a nossa humanidade. Parar para chorar e se lamentar não é falta de fé, é revelar a própria humanidade, afinal, não existe super-herói. Porém, apesar dessa reação à crise ser necessária, ao mesmo tempo, precisa ser temporária. A sabedoria nos ensina a extravasar as emoções negativas para evitar complicações na saúde.

Se você quer vencer as crises dedique-se a buscar a Deus, essa é a atitude de um indivíduo sábio, porque o tolo, nos momentos de crise ignora essa necessidade e se distância, se isola, e se destrói.

Nos momentos de crise a sabedoria nos ensina a reconhecer a grandeza de Deus, enquanto que o tolo murmura contra Ele, assume um papel de protagonista da “vitimologia”, questionando as circunstâncias, a inoperância de Deus, pois a seu ver, Deus tem o dever de protegê-lo 24 horas por dia.

Veja a sabedoria de Jó num momento de crise terrível: “E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza. Então, sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus e morre. Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos o bem de Deus e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios” – Jó 2:8-10.

Se você quer vencer a crise com a ajuda de Deus confesse os seus pecados, exponha para Deus as suas falibilidades, porque quando confessamos as nossas falhas, reconhecemos que Ele é perfeito. Quando confessamos que somos pecadores, reconhecemos que Ele é santo.

“As crises são oriundas dos nossos pecados? Não necessariamente, mas, a confissão das nossas fraquezas renova a nossa intimidade com Deus.”

Seja sábio ao falar com Deus. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” – Pv. 9:10. Temor é o sentimento de respeito e reverência. Quando você reivindica a Palavra de Deus para falar com Ele acerca das suas crises, está sendo sábio. O verdadeiro sábio usa da objetividade para falar com Deus.

Para vencer as crises nunca use de hipocrisia para esconder os seus sentimentos, nunca finja que não está sofrendo, agora, não precisa também fazer um teatro, um ato dramático. Seja você mesmo, revele-se exatamente como se sente, então Deus construirá oportunidades colocando pessoas que possuem as chaves das portas que você precisa abrir. Essas ocasiões difíceis são também oportunas pra você revelar-se emocionalmente estável.

Veja bem, eu coloquei acima que Deus vai colocar diante de você, aqueles que possuem as chaves das portas que você precisa abrir, e quando isso ocorrer, seja sábio, talvez seja uma oportunidade única que não pode ser desperdiçada, e de maneira inteligente, dê a conhecer objetivamente a sua crise.

Até para informar as razões das suas crises você precisa estar ligado com Deus para não perder oportunidades, e diante dessas pessoas que são respostas de Deus às suas orações, a sabedoria é fundamental pra que você não extrapole, não confunda as coisas quebrando protocolos, mantendo-se no seu lugar, e nunca deixando de reconhecer a sua posição.

Lembre-se, nem todos os que Deus envia pra lhe ajudar são pessoas com as quais você terá intimidade.

Se há um requesito necessário para quem quer vencer a crise, e mais que isso, vencer na vida, é caráter. Nunca deixe de cumprir com tudo o que você trata. O que tratamos torna-se um contrato moral, a sua palavra deve valer mais do que qualquer contrato escrito. As pessoas com os quais você se relaciona precisam ver por si mesmas que você é uma pessoa de caráter. Caráter não é o que você acha que tem, é o que as pessoas se certificam que você a possui.

Para vencer as crises você precisa ter sabedoria para compreender que precisa cumprir uma série de etapas. Vencer as crises é um processo e todo processo demanda em paciência e perseverança. A própria sabedoria só é adquirida com muita paciência.

“Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência e não há superação de crises sem sabedoria.”

O verdadeiro sábio é aquele que sabe usufruir de todas as vitórias que o Senhor lhe dá sobre as crises, porque o tolo não celebra. Ao vencer a crise tribute toda vitória ao Senhor. Toda vitória precisa ser celebrada. Ensaie hoje a celebração que você fará quando daqui a um tempo, quando Deus lhe conceder vitória sobre a crises.

O tempo de vitória é tempo de alegrar-se. A alegria prepara você, dando-lhe forças que serão empregadas em outras frentes de batalhas, então, lembre-se: ao vencer a crise, celebre, porque, toda vitória precisa ser celebrada!

Anúncios

One thought on “SABEDORIA PARA VENCER AS CRISES

  1. Falar ao coração dos homens é um dom de Deus. Isto leva a paz e enriquece a nossa fé. É sábio ouvir e, a leitura um veículo para o conhecimento. Precisamos sempre separar em nossas vidas pequenos momentos de reflexão. Isto nos fortalece.
    Obrigado Josué Gomes.
    Otto Sobral.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s